
Quando um importante exportador de açúcar do Reino Unido quis ter certeza de instalar o sistema mais robusto, preciso e confiável para detecção de metais e controle de peso, procurou a expertise da Fortress Technology. A solução personalizada, denominada ‘The Hercules’, verifica contaminantes metálicos e o peso dos sacos de açúcar que variam de 25kg a 50kg.
Exportando açúcar para o mundo, o cliente, que processa mais de 1,4 milhão de toneladas de açúcar anualmente, tinha requisitos bem detalhados. Desde o início, a empresa estava convencida de que precisava de um processo de inspeção totalmente novo para sustentar sua reputação de líder de mercado em qualidade..
Para desenvolver o sistema de inspeção de embalagem da Checadora de Peso e Detector de Metais Heracles, a Fortress Technology requisitou a assistência do parceiro de longa data Sparc Systems. Localizada no Reino Unido, ambas as empresas estão acostumadas a inovar. Vários anos atrás, esses dois pesos-pesados da inspeção projetaram e construíram o primeiro sistema de combinação de checadora de peso e detector de metais de múltipla abertura de cinco pistas do mundo.
Antes da instalação de 2019, o fabricante de açúcar contava apenas com um detector de metais capaz de identificar metais ferrosos de aproximadamente 4,0 mm, metais não ferrosos de 5,0 mm e aço inoxidável de 6,0 mm. Como resultado, lidar com questões de contaminantes afetou a produtividade da empresa. Devido ao potencial de infiltração de contaminantes metálicos na cadeia alimentar, a precisão era fundamental. A Fortress superou a concorrência durante os testes de produto, provando que seu detector de metais Stealth em massa pode identificar confortavelmente partículas ferrosas e não ferrosas de até 1,5 mm e aço inoxidável de até 2,0 mm em bolsas com peso de até 50kg – sensibilidades incomparáveis na indústria hoje. Sem nenhum processo de verificação de peso em vigor, preocupações também foram levantadas em relação à distribuição de produtos.
ATENDIMENTO PADRÃO OURO Para aumentar e manter a segurança e a produtividade, o produtor de açúcar optou por uma solução totalmente sob medida, combinando uma Checadora de Peso de alta especificação com um Detector de Metais a Granel Fortress Stealth. “Nosso cliente implementou o que eles chamam de Gold Standard, um conjunto de princípios específicos da empresa aos quais deseja aderir. Por isso, criamos o Heracles para garantir que ele atendesse a esses critérios”, explica o gerente de vendas europeu, Kevin Shackell.
Graças ao seu design totalmente automatizado, se um contaminante for detectado, o saco é enviado para a estação de rejeição de trilhos de rolos compatível com HACCP, onde o produtor pode remover o produto e realizar uma investigação completa. A máquina pode diferenciar entre um metal e rejeitos de peso; se for esta última, o produtor simplesmente retrabalha o produto e o encaminha para a embalagem secundária. O cliente já relatou melhorias significativas, diminuindo a frequência de falsas rejeições e desperdícios e aumentando a sensibilidade de detecção em mais de 50%.
Esse desempenho foi ainda mais impressionante pela estação de verificação de peso, que verifica o peso de cada embalagem a granel – neste caso, 25kg ou 50kg. Se necessário, o sistema fornecerá uma mensagem de feedback de controle para o equipamento a montante usado para posicionar o produto, sinalizando para aumentar ou diminuir a quantidade de preenchimento de acordo.
É muito raro as empresas embalarem em sacos de 50 kg devido a diretrizes sobre manuseio seguro”, acrescenta Kevin. “Ainda assim, o cliente usa esse formato para exportar e conseguimos entregar uma solução automatizada que atendeu exatamente aos seus requisitos. “Um painel IHM único e claro com tela sensível ao toque reduz o tempo de inatividade, gerando feedback constante sobre estatísticas operacionais, como volume, peso e velocidade. Utilizando os princípios da Indústria 4.0, o elemento de captura de dados é totalmente integrado, simplificando o envio de informações diretamente para o servidor ou dispositivos sem fio. Construído especificamente para inspecionar alimentos a granel, nenhum outro sistema no mundo chega perto desse desempenho e sensibilidade, afirma a Fortress. Desde a instalação da máquina, o cliente relatou melhor rendimento, conformidade com os códigos de prática e desperdício reduzido.
INVESTIMENTO DE BAIXO RISCO PARA ALTO RETORNO Outro critério importante cumprido pelo Heracles fabricado no Reino Unido é sua capacidade de suportar ambientes hostis. Com qualquer aplicação a granel – sejam especiarias, farinha, farinha de rosca ou açúcar – pó e partículas de poeira podem se acumular dentro e ao redor do equipamento.
Pensando nisso, o sistema é dotado de uma esteira modular contendo pequenos orifícios para a queda do produto. A máquina pode suportar lavagens regulares de alta pressão, com peças removíveis que permitem fácil acesso para os trabalhadores do local de trabalho.
“O retorno de investimento foi extremamente rápido e combinado com a redução de reclamações de contaminantes, economia na distribuição de produtos, aumento de produtividade e a eficácia geral do equipamento. Além disso, o design elétrico significa que não é necessário ar comprimido. “No geral, os custos operacionais do produtor foram reduzidos, garantindo o retorno do investimento em um espaço de tempo muito curto”, comenta Kevin.
Tal como acontece com todos os sistemas de inspeção da Fortress, o Heracles inclui o muito valorizado compromisso “Nunca obsoleto”. Isso significa que, caso os padrões de segurança alimentar estabelecidos pelo BRC, EFSIS (Serviço Europeu de Inspeção de Segurança Alimentar) e grandes varejistas mudem, o sistema pode facilmente ser atualizado para os requisitos de processamento mais recentes. Erradicando a necessidade de investir mais dinheiro em novas máquinas.

*Destaque em Powder & Bulk Solids – Janeiro de 2020.