Na Exposição Internacional de Produção e Processamento de 2018 (@IPPEexpo), o detector de metais Interceptor da Fortress Technology leva a inspeção de alimentos úmidos a um novo nível de sensibilidade.

O modelo Interceptor da Fortress Technology inspeciona com precisão produtos de carne úmidos e condutores, ajudando a eliminar falsas rejeições
Conquistando o desafio de longa data do “efeito do produto” causado pela umidade e minerais, o Interceptor foi projetado especificamente para inspecionar aplicações condutoras, incluindo carne, aves e peixes, ajudando a eliminar falsas rejeições.
Nas linhas de carne crua e aves, os produtos são expostos a uma variedade de processos, incluindo corte, fatiamento e moagem. Embora a contaminação do aço inoxidável em produtos seja uma ocorrência rara, o metal é predominante em equipamentos industriais de preparação de carne. Ao utilizar uma operação simultânea de múltiplas frequências, o Fortress Interceptor processa efetivamente a transmissão e recepção de múltiplas frequências continuamente em um amplo espectro.
Esta operação revolucionária facilita uma melhoria nas capacidades de detecção de até 100% com aço inoxidável, especialmente ao inspecionar produtos “úmidos” tradicionalmente difíceis. Essa tecnologia é especialmente benéfica para produtores que usam filme metalizado em seu processo ou com produtos que criam um efeito de produto desafiador.
A divisão dos sinais de frequência significa que a máquina pode diferenciar claramente entre o sinal gerado pelo produto como resultado da umidade ou do conteúdo mineral (por exemplo, o sal predominante no bacon) e qualquer contaminante metálico. Isso impede que um possível sinal de aço inoxidável seja “inundado” pelo efeito do produto.
Cortando a interferência de fundo
O Interceptor se baseia na tecnologia de ponta de frequência múltipla simultânea introduzida pela Fortress há quase uma década. A tecnologia funciona realizando uma análise em tempo real de um sinal de baixa frequência e um sinal de alta frequência simultaneamente. Usando um algoritmo avançado, o Interceptor é capaz de dividir os sinais de detecção de produtos e metais e, em seguida, vincular as leituras novamente.
Em comparação com a abordagem tradicional em que os sistemas de inspeção sintonizariam frequências específicas, esse método pode identificar o efeito do produto (mais perceptível em frequências mais baixas) e eliminá-lo do sinal de frequência mais alta, onde o efeito potencial do metal é mais proeminente. Em alguns casos, abordagens alternativas podem funcionar em até 10 frequências diferentes, onde o sistema se concentra na faixa mais relevante.
No entanto, os detectores de metal que selecionam faixas de frequência individuais não são capazes de eliminar o efeito do produto de forma tão rápida e confiável quanto o Interceptor, afirma a equipe do Fortress. Para facilidade de uso, o sistema aprende e recupera a assinatura de qualquer produto com apenas uma passagem. Disponível em todos os modelos Fortress, incluindo Phantom e Stealth, esse aprendizado de produto de passagem única torna o processo de fabricação muito mais simples para a equipe de produção e reduz o tempo gasto na introdução e verificação de protocolos operacionais.
Com classificação IP69K, a nova linha é resistente à entrada de água, garantindo confiabilidade e desempenho de longo prazo em ambientes de processamento de carne com lavagem pesada. Fabricadas sob encomenda, as unidades Interceptor podem ser customizadas e implantadas em diferentes postos de controle na linha de produção e embalagem de carne. Para produtos com carne picada, como salsichas, também podem ser incorporadas configurações de pipeline.
Aproximando-se cada vez mais do desempenho do raio-x, mas com um investimento de capital muito menor, o Interceptor também detecta de forma confiável a gama de metais ferrosos e não ferrosos, incluindo alumínio. Para cortes de carne a granel, que representam um desafio para o raio-x devido à variação de densidade, o Interceptor é a única opção segura para a detecção de contaminantes metálicos.