A Fortress Technology projetou uma gama revolucionária de detectores de metais de múltiplas aberturas e múltiplos transportadores, auxiliando os fabricantes de alimentos a aumentar a sustentabilidade empresarial e reduzir o investimento e os custos operacionais contínuos. Já instalada em configurações de duas, quatro e cinco pistas por várias fábricas globais de alimentos, com apenas um sistema para manter e gerenciar, a unidade de multi-abertura pode melhorar o custo total de propriedade (TCO) em mais de 65% a longo prazo.
Apresentando um único detector de metais montado em várias linhas transportadoras de processamento e embalagem de alimentos, a unidade da Fortress é dividida exclusivamente em aberturas individuais, estabelecendo um novo padrão da indústria para desempenho. Como cada abertura é menor, a máquina tem a capacidade de detectar fragmentos de metal tão pequenos quanto ferrosos de 0,8 mm, não ferrosos de 0,8 mm e aço inoxidável de 1,2 mm, independentemente do número de pistas que passam pela unidade. Além disso, a abertura menor lida melhor com a orientação e o efeito do produto.
A consolidação dessa tecnologia de múltiplas aberturas em uma unidade abrangendo várias pistas, em vez de detectores de metal individuais, reduz o footprint do equipamento em mais de 50% e otimiza o espaço no chão de fábrica. A unidade também aumenta a eficiência operacional, reduzindo os custos de investimento inicial para processadores e embaladores de alimentos em até 40% em comparação com a compra de detectores de metais individuais para cada linha. Com apenas um sistema para manter e gerenciar, uma unidade de abertura múltipla de cinco pistas pode melhorar o custo total de propriedade (TCO) em mais de 65% a longo prazo, considerando a redução dos requisitos de manutenção e peças.
Hambúrgueres de carne, saladas resfriadas, produtos de higiene pessoal e temperos estão entre as aplicações que já se beneficiam da tecnologia multi-abertura e multi-lane da Fortress.
Opção de economia de espaço
Atualmente, muitas das fábricas de alimentos estão trabalhando com equipamentos desatualizados e com limitações de espaço. Isso significa que o design compacto se torna cada vez mais um consideração primordial.
Até agora, as operações de embalagem de alta velocidade tinham opções limitadas de detecção de contaminantes em várias pistas. Eles poderiam canalizar várias pistas através de uma abertura muito maior do detector de metais. A clara desvantagem aqui é que o tamanho de abertura maior sacrifica níveis valiosos de sensibilidade. Isso ocorre porque a abertura maior procura contaminantes metálicos em vários produtos e lida com vários sinais, tornando-a menos sensível.
Além disso, qualquer sistema de rejeição removerá uma linha inteira de produtos em todas as pistas que estão sendo verificadas, resultando em maiores volumes de falsas rejeições, criando desperdícios desnecessários. Em comparação, o sistema de múltiplas aberturas Fortress apenas inspeciona e rejeita produtos contaminados do transportador individual, o que em um sistema de cinco pistas pode reduzir as rejeições de produtos falsos em 400%.
A outra alternativa – inserir detectores de metal individuais entre cada transportador – é uma opção de investimento mais cara, tanto no custo inicial quanto na manutenção durante a vida útil de cada máquina. Ele também dobra o tamanho do sistema, mesmo quando os detectores de metal estão escalonados.
Um único painel de controle gerencia todas as faixas, simplificando o acesso do operador e permitindo que os gerentes de produção selecionem e visualizem dados por faixa individual, bem como analisem os dados comparativos da faixa lado a lado. Para aumentar a eficiência da produção, cada pista é programada para funcionar independentemente uma da outra. Assim, caso uma faixa pare de funcionar ou precise de manutenção, as demais continuam rodando normalmente, minimizando a interrupção do negócio.
Em cinco transportadores, as fábricas de alimentos podem economizar até 50% do espaço necessário para detectores de metais individuais, cerca de 17% do custo de instalação e até 65% do custo total de propriedade.
Rejeição independente integral para instalação de pista dupla de padaria
Uma das maiores padarias da Europa foi o cliente mais recente a instalar uma unidade multiabertura Fortress. Em vez de ter um cabeçote detector de metais abrangendo duas pistas, Borgesius queria ser capaz de medir se havia um problema de contaminante de metal na linha individual. Logisticamente, ter dois detectores de metal não seria viável, pois proibiria a padaria de operar dois transportadores tão próximos um do outro. A sensibilidade da detecção de metais também era algo que a padaria não estava preparada para abrir mão. Eles solicitaram um mínimo de 1,8 mm ferroso, 2,8 mm não ferroso e 4,0 mm de aço inoxidável, que as aberturas individuais do Fortress conseguem facilmente.
Como cada abertura nesta unidade mede apenas 200 mm de altura e 450 mm de largura, os pães passam direto pelo ponto central do detector de metais. Isso significa que o sistema de inspeção pode lidar melhor com a orientação e o efeito do produto. A capacidade de separar o produto rejeitado foi um fator decisivo para a fábrica de Amsterdã. Se houver um problema em uma linha, a equipe de produção agora pode identificá-lo e resolvê-lo rapidamente, o que ira ajudar a reduzir o desperdício de produtos e as falsas rejeições.
Comentando sobre a instalação, o gerente da fábrica, Sr. Boneschansker, da Borgesius, disse: “A tecnologia de detecção de metais de pista dupla nos permite manter nossa reputação europeia de pão da mais alta qualidade e continuar atendendo aos rigorosos códigos de conduta do varejista. Para acompanhar o número crescente de pedidos de supermercados e lojas de conveniência, precisamos de um processo de inspeção automatizado eficiente.
O detector de metais de abertura dupla da Fortress é parte integrante desse esforço e provou ser confiável e fácil de operar.” Como outra inovação mundial, a Fortress também aplicou a tecnologia para criar um detector de metais de abertura múltipla de cinco pistas apenas para ferrosos. Essa aplicação totalmente exclusiva, considerada um triunfo da engenharia, foi personalizada para inspecionar embalagens de especiarias em alumínio e integrada a um verificador de peso de cinco pistas. Ele compreende um mecanismo de transporte que separa automaticamente os rejeitos contaminantes de metal dos rejeitos de peso e os coloca em recipientes acessíveis com trava aprovados pela BRC.
Embora várias empresas de inspeção de alimentos tenham tentado projetar um sistema de várias pistas desse tipo, a Fortress Technology foi bem-sucedida primeiro. Ao desafiar o status quo, a empresa gerou um sistema verdadeiramente inovador que marca o fim das fábricas de alimentos comprometendo qualquer critério de desempenho, incluindo TCO, espaço e sensibilidade de detecção de metais.